segunda-feira, 28 de março de 2016

Conheça a Jeripoca, um peixe da Amazônia !!!

"Diz o ditado popular que a  Jeripoca vai piar, não é verdade; Jeripoca é um peixe que é encontrado na Amazônia e outras partes do País".


Jurupoca, jeripoca ou jerepoca é o nome popular de um peixe da família dos Pimelodídeos. É um peixe de couro, semelhante ao bagre, porém maior, chegando a medir 60 cm de comprimento e pesar até 8 quilos. É encontrado  nas bacias dos rios Amazonas, Araguaia-Tocantins e Prata.
O Jurupoca habita a boca das lagoas, os canais mais profundos dos rios e entre a vegetação aquática que cresce nas margens.
É um peixe piscívoro, alimentando-se de outros peixes. A Jurupoca realiza grandes migrações para se reproduzir e apresenta hábitos noturnos.
A Jurupoca possui uma carne muito saborosa. É um peixe de couro. Sua coloração pode variar do castanho-esverdeado para o amarelado, com o ventre branco. Apresenta manchas pretas ovaladas, de tamanho variável, alinhadas na extensão do corpo. Frequentemente, uma dessas manchas se localiza junto à base do lobo superior da nadadeira caudal. Possui boca voltada para cima, o que lhe proporciona uma aparência atípica, se comparado a outros peixes de couro, pois a mandíbula é um pouco maior que o maxilar superior. É um peixe de médio porte, alcançando cerca de 60 cm de comprimento total e 3 kg de peso .

Fonte:www.cpt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página