sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Festival Folclórico de Nova Maracanã

Tradição, cores e beleza em um verdadeiro teatro a céu aberto, em plena floresta amazônica

 Na Vila de Maracanã, como acontece todos os anos, um verdadeiro palco ao estilo do teatro mambembe, é erguido em meio a Floresta Amazônica. No centro de uma arena feita quase de improviso, dois grupos encantam pela simplicidade, mesclados com talento, empolgação e bom humor. São os integrantes dos bois Cacau e Tira Prosa.


O colorido de suas indumentárias dá um ar de magia ao XIII Festival Folclórico, que aconteceu no dia 01 de agosto, na arena do Distrito de Nova Maracanã, município de Faro-PA. Ao longo das doze edições anteriores, o Festival vem deixando sua marca no calendário cultural do município como uma das mais belas tradições regionais: um verdadeiro teatro a céu aberto, em plena floresta amazônica, que encanta e esconde por baixo de toadas, a falta de incentivo que esses artistas do povo deveriam ter, mas infelizmente não possuem. A prefeitura ajuda com a gravação de um CD com as toadas apresentadas pelos integrantes dos Bois, porém, o Festival tem seus pontos negativos, ainda que nem sempre visíveis, como por exemplo, a falta de divulgação do Evento que bem poderia servir como referência cultural para a região, mas por pura negligência, sequer é citado, nem mesmo entra no calendário e eventos importantes no Oeste do Pará. Sem que falte méritos para integrar a galeria onde figuram Festival das Tribos em Juruti e o Sairé, em Álter do Chão, com seus consequentes repasses de verbas públicas tanto dos governos estaduais quanto municipais.

Mesmo com esse agravante, o Festival Folclórico firma-se, ano após ano, como uma das maiores manifestações folclóricas do oeste paraense; sua realização vem atraindo mais e mais visitantes àquela comunidade a cada ano que passa. O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Faro-PA, na administração de Marinete Machado, através da Secretaria de Cultura.


O brilho e o glamour do Boi Cacau
empolgaram e venceram o Festival

No domingo, 02 de agosto, os integrantes da Agremiação Boi Cacau, amanheceram em toadas de alvorada que saudavam a vitória do famoso Grupo Folclórico. Boi Cacau sagrou-se vencedor do XIII Festival Folclórico do Distrito de Nova Maracanã, em Faro-PA.
O Festival, que reuniu centenas de visitantes e a empolgação contagiante de seus integrantes, aconteceu na noite do sábado, 01 de agosto e prolongou-se até as primeiras horas do domingo, 02.
Os brincantes do boi Cacau foram os primeiros a se apresentar, seguidos pelos do Boi Tira Prosa, que pisaram o Espaço Cultural (bumbódromo), já na madrugada do domingo.
O Festival tem o apoio da Prefeitura Municipal de Faro, através de sua secretaria de Cultura.

Confira abaixo as pontuações atribuídas aos dois bois pelos jurados:
Boi Cacau: 624,2 pontos
Boi Tira Prosa: 623,2 pontos, a diferença entre as duas agremiações foi de apenas 1 ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página